programa

Semana da Solidariedade
programa SEMANA DA SOLIDARIEDADE

imagem: Bruno Guerchon

Visão Geral

A Semana da Solidariedade é um programa de educação para voluntários estrangeiros que acontece anualmente no Terra Livre, com o objetivo de sensibilizar e mobilizar estes voluntários munindo-os com informações e ferramentas para que eles possam “pensar globalmente e agir localmente”, em prol de uma sociedade internacional mais justa e igualitária.

O programa tem a duração de 7 dias e oferece ao voluntário estrangeiro a oportunidade de vivenciar a SOLIDARIEDADE no Brasil.

Essa vivência da solidariedade se dá através de um conjunto de palestras temáticas sobre a realidade social brasileira e da participação ativa dos estrangeiros nas ações desenvolvidas pelo Terra Livre.

14

+

anos

idade

08:00 ~ 17:00 (integral)

período

sensibilização e mobilização

objetivo

40 participantes

capacidade máxima

programa SEMANA DA SOLIDARIEDADE imagem: Bruno Guerchon
programa SEMANA DA SOLIDARIEDADE imagem: Bruno Guerchon
programa SEMANA DA SOLIDARIEDADE imagem: Bruno Guerchon
programa SEMANA DA SOLIDARIEDADE imagem: Bruno Guerchon
programa SEMANA DA SOLIDARIEDADE imagem: Bruno Guerchon

Principais Atividades

Meditação

com olhos fechados e postura ereta, praticam o relaxamento da mente e a atenção plena por alguns minutos

icone ilustrativo

Oficina da Compaixão

a partir de reflexões sobre a natureza humana e através de dinâmicas de grupo, treinam reconhecer a humanidade que permeia a todos

icone ilustrativo

Oficina do Dia-a-dia

participação em todas as atividades dos programas Educação Infantil e Educação Complementar

Palestra Brasil

palestra de letramento sobre a realidade socioeconômica brasileira

icone ilustrativo

Passeio Turístico

para recarregar as energias nas cachoeiras e conhecer um pouco da exuberante natureza brasileira

Roda de Conversa

contam como foi o dia anterior e quais os sentimentos nesse momento

Visita aos Lares

os voluntários visitam e conhecem os lares de algumas das crianças participantes dos programas

A Semana da Solidariedade é fruto de uma parceria internacional com a escola Dowling Catholic High School de Des Moines, capital do estado de Iowa, Estados Unidos.

Durante o programa, que teve sua 1ª edição em 2005, os voluntários estrangeiros vivenciam todas as atividades da rotina da ONG, que atende a mais de 100 crianças e adolescentes, além de suas famílias, com programas socioeducacionais e humanitários em Aparecida de Goiânia, GO.

A Semana da Solidariedade tem como meta fortalecer a rede internacional de solidariedade. Esse fortalecimento ocorre devido à sensibilização e à mobilização dos voluntários de outros países. Eles recebem da ONG informações e ferramentas para que possam pensar globalmente e agir localmente, trabalhando em prol de uma sociedade internacional mais justa, solidária e igualitária.

Os norte-americanos também assistem a palestras sobre a realidade socioeconômica brasileira, participam de dinâmicas interativas que buscam soluções pacíficas e inclusivas para as questões sociais debatidas e visitam casas das crianças atendidas, conhecendo in loco a situação de vulnerabilidade social em que vivem.

A Semana da Solidariedade foi interrompida em 2020 e 2021 por causa da pandemia de Covid-19, mas voltou em 2022, fortalecendo ainda mais a parceria iniciada em 2005. Em 2023 realizou sua 14ª edição.

Famílias voluntárias de Goiânia acolhem os jovens também voluntários com hospedagem e alimentação numa troca de experiência valiosa que abre caminho para novos intercâmbios culturais. Já os professores voluntários, são hospedados no Castro’s Park Hotel, que há mais de 20 anos é parceiro da ONG Terra Livre e oferece a acomodação gratuitamente, além das salas para a realização das palestras e reuniões durante o programa.

O programa ainda conta como uma equipe de voluntários tradutores brasileiros, que se empenham em facilitar a comunicação entre crianças, familiares, equipe Terra Livre e os estrangeiros.

José Fernandes de Oliveira avô de João Miguel (família atendida)
José Fernandes de Oliveira
icone funcional

O Terra Livre é uma instituição onde as crianças aprendem! As educadoras são maravilhosas, todas elas, cuidam muito bem das crianças, não só do meu neto como de todas as crianças que estão aqui. Deixo meu neto aqui despreocupado, porque eu sei o cuidado que eles têm aqui com as crianças.

Monielly Evelyn Guedes Carvalho adolescente atendida (14 anos)
Monielly Evelyn Guedes Carvalho
icone funcional

Tenho um irmão que também estuda aqui. Aqui eu aprendo muita coisa! As professoras são muito amorosas com a gente, elas ensinam tudo que a gente tem que aprender. Aqui tem várias oficinas, a meditação pra gente se acalmar, então isso é muito bom. Aqui você é mais amado. Até indico pra vir pra cá, pra aprender aqui também, que aqui é muito bom!

Eduardo Santos da Silva adolescente atendido (16 anos)
Eduardo Santos da Silva
icone funcional

Tá transformando a minha vida e assim dentro do padrão da minha família também, porque minhas atitudes de antigamente não eram tão boas, e agora melhorei bastante durante o período que eu estou aqui.

São muito boas as educadoras daqui, eu gosto bastante delas aqui, e eu guardo no meu coração cada uma delas! Elas tratam a gente com carinho, com respeito, com sinceridade, nos ajudam muito ao aconselhar certos caminhos. Quero dizer que elas podem continuar com o trabalho delas porque tá muito bom, que venha cada vez mais trazer jovens, porque assim mudou a minha vida e eu creio que também vai mudar muito a vida de muitos jovens.

Kawara Christine Araújo de Sousa adolescente atendida (13 anos)
Kawara Christine Araújo de Sousa
icone funcional

Eu gosto de ficar aqui por conta dos meus amigos, que eu vejo bastante, a professora, as educadoras também. E aqui eu aprendi várias coisas também, como ser uma pessoa humilde. Pros meus colegas ensino os valores do Terra Livre: amor, respeito, verdade, confiança, calma e cooperação.

Resultados

+500 voluntários nacionais e internacionais impactados
$10.000 dólares arrecadados em média por programa