programa

Educação Infantil
programa EDUCAÇÃO INFANTIL

imagem: Bruno Guerchon

Visão Geral

É um programa de educação complementar que desenvolve trabalho pedagógico com crianças de 4 e 5 anos em período integral e também em meio período.

Visa a proporcionar maior igualdade de oportunidades e de direitos a crianças em situação de vulnerabilidade social, contribuindo para a interrupção dos ciclos de pobreza e violência, e para um desenvolvimento saudável dessas crianças.

4

~ 5

anos

idade

08:00 ~ 17:00 (integral)

período

trabalho pedagógico

objetivo

25 participantes

capacidade máxima

programa EDUCAÇÃO INFANTIL imagem: Bruno Guerchon
programa EDUCAÇÃO INFANTIL imagem: Bruno Guerchon
programa EDUCAÇÃO INFANTIL imagem: Bruno Guerchon
programa EDUCAÇÃO INFANTIL imagem: Bruno Guerchon
programa EDUCAÇÃO INFANTIL imagem: Bruno Guerchon

Principais Atividades

Contação de Histórias

desenvolve sensibilidade, oralidade, socialização e interpretação de textos, além da expressão do que foi compreendido em desenhos e pinturas

Hora de Brincar

oficina de brincadeiras com atividades físicas e lúdicas, desenvolvendo consciência corporal, cooperação em equipe e habilidades motoras

Hora do Banho

desenvolve hábitos de higiene pessoal que influenciam na qualidade de vida, saúde e autocuidado, promovendo consciência corporal

Hora do Soninho

ambiente com temperatura, luminosidade e som para propiciar segurança e relaxamento, contribuindo para o desenvolvimento neuropsicomotor saudável

Meditação

com olhos fechados e postura ereta, praticam o relaxamento da mente e a atenção plena por alguns minutos

icone ilustrativo

Oficina de Musicalização

em círculo, apresenta sons, ritmos, estilos musicais e instrumentos, estimulando expressão artística, sensibilidade auditiva e cultura

Quatro (4) Refeições

depois de lavar as mãos, agradecem ao sol, à chuva, ao vento e à terra pelo alimento, e são servidas pelas educadoras

Roda de Conversa

contam como foi o dia anterior e quais os sentimentos nesse momento

Brincando e aprendendo

No programa de educação infantil complementar são desenvolvidas atividades que focam no cuidado e proteção dessas crianças, além do aspecto lúdico e educativo, simultaneamente. A proposta é propiciar às crianças experiências enriquecedoras com brinquedos pedagógicos e contato com os diferentes tipos de expressões artísticas (música, teatro, dança, pintura, etc), espaço para o brincar e para a interação com outras crianças.

As atividades têm como princípio a disposição em círculo, entendendo que essa forma de organização simboliza a igualdade, proporcionando a qualquer um que nele esteja uma visão ampla de seus integrantes.

Nesse sentido, as crianças são respeitadas e estimuladas como seres curiosos e ativos por natureza, aptos a apreender de acordo com seu ritmo pessoal e idade. O trabalho desenvolvido visa também estabelecer vínculos afetivos e de troca com adultos e crianças, fortalecendo sua auto-estima, cultivando nas crianças e nos adultos o respeito com as diversidades e desenvolvendo atitudes de ajuda e cooperação.

As atividades

São oferecidas para as crianças jogos cooperativos, atividades lúdicas, brincadeiras dirigidas com cones, pula-corda, amarelinha, quebra-cabeças, jogo de boliche, basquete no pano e futebol no pano, trabalhando a atenção e cooperação de todas as crianças, para a bola não sair fora do pano.

As crianças têm momentos livres para brincarem do que quiserem, correr, fazer de conta, vestir fantasias, momento em que elas criam suas brincadeiras de forma livre. Utilizam giz branco no chão do pátio, brincam de jogos com materiais reciclados como garrafas pet, botões, e outros. A cooperação é incentivada e não a competição. As crianças também são estimuladas a se adequarem às regras e combinados da brincadeira.

A composição dos grupos observa o equilíbrio por gênero e as características de desenvolvimento. As crianças nunca ficam sozinhas e as educadoras sociais seguem a rotina planejada, avaliam e reelaboram seus planejamentos semanalmente, por equipes, em grupos de estudos e discussões. As atividades acontecem diariamente.

José Fernandes de Oliveira avô de João Miguel (família atendida)
José Fernandes de Oliveira
icone funcional

O Terra Livre é uma instituição onde as crianças aprendem! As educadoras são maravilhosas, todas elas, cuidam muito bem das crianças, não só do meu neto como de todas as crianças que estão aqui. Deixo meu neto aqui despreocupado, porque eu sei o cuidado que eles têm aqui com as crianças.

Monielly Evelyn Guedes Carvalho adolescente atendida (14 anos)
Monielly Evelyn Guedes Carvalho
icone funcional

Tenho um irmão que também estuda aqui. Aqui eu aprendo muita coisa! As professoras são muito amorosas com a gente, elas ensinam tudo que a gente tem que aprender. Aqui tem várias oficinas, a meditação pra gente se acalmar, então isso é muito bom. Aqui você é mais amado. Até indico pra vir pra cá, pra aprender aqui também, que aqui é muito bom!

Eduardo Santos da Silva adolescente atendido (16 anos)
Eduardo Santos da Silva
icone funcional

Tá transformando a minha vida e assim dentro do padrão da minha família também, porque minhas atitudes de antigamente não eram tão boas, e agora melhorei bastante durante o período que eu estou aqui.

São muito boas as educadoras daqui, eu gosto bastante delas aqui, e eu guardo no meu coração cada uma delas! Elas tratam a gente com carinho, com respeito, com sinceridade, nos ajudam muito ao aconselhar certos caminhos. Quero dizer que elas podem continuar com o trabalho delas porque tá muito bom, que venha cada vez mais trazer jovens, porque assim mudou a minha vida e eu creio que também vai mudar muito a vida de muitos jovens.

Kawara Christine Araújo de Sousa adolescente atendida (13 anos)
Kawara Christine Araújo de Sousa
icone funcional

Eu gosto de ficar aqui por conta dos meus amigos, que eu vejo bastante, a professora, as educadoras também. E aqui eu aprendi várias coisas também, como ser uma pessoa humilde. Pros meus colegas ensino os valores do Terra Livre: amor, respeito, verdade, confiança, calma e cooperação.

Resultados

+2.000 horas de atividades pedagógicas ao ano