programa

Educação Comunitária
programa EDUCAÇÃO COMUNITÁRIA

imagem: Bruno Guerchon

Visão Geral

Esse programa visa garantir a participação de pais, mães e responsáveis no desenvolvimento das crianças, por meio de programas de fortalecimento das competências familiares.

Incentiva a qualificação profissional e geração de renda dos familiares das crianças atendidas e assim colabora para a emancipação das famílias em situação de vulnerabilidade social.

18

+

anos

idade

08:00 ~ 12:00

período

emancipação das famílias

objetivo

100 participantes

capacidade máxima

programa EDUCAÇÃO COMUNITÁRIA imagem: Bruno Guerchon
programa EDUCAÇÃO COMUNITÁRIA imagem: Bruno Guerchon
programa EDUCAÇÃO COMUNITÁRIA imagem: Bruno Guerchon
programa EDUCAÇÃO COMUNITÁRIA imagem: Bruno Guerchon
programa EDUCAÇÃO COMUNITÁRIA imagem: Bruno Guerchon

Principais Atividades

icone ilustrativo

Atendimento Psicossocial

realizado por assistente social e psicóloga para casos de maior complexidade

Distribuição de Doações

mantimentos, roupas, material de limpeza e higiene, brinquedos, livros e outros itens são arrecadados e doados às famílias mais necessitadas

Palestra Educativa

realizada por especialistas que tiram dúvidas, esclarecem os temas tratados e promovem dinâmicas de grupo

O programa se dá no formato de palestras, rodas de conversa e oficinas quinzenais que buscam orientar as famílias atendidas sobre garantia de direitos humanos, planejamento familiar, além de tratar também de temas específicos que fazem parte da realidade das famílias, como os malefícios causados pelo uso de drogas lícitas e ilícitas, violência intrafamiliar e abuso sexual.

A equipe objetiva ampliar junto às Redes de Proteção (Conselho Tutelar, Ministério Público, CRAS, CREAS, UBS) o atendimento ao público alvo, executando assim o Plano de Atendimento Familiar (PAF) e trabalhando de forma articulada com os demais atores do Sistema de Garantia de Direitos da Criança e do Adolescente na região.

José Fernandes de Oliveira avô de João Miguel (família atendida)
José Fernandes de Oliveira
icone funcional

O Terra Livre é uma instituição onde as crianças aprendem! As educadoras são maravilhosas, todas elas, cuidam muito bem das crianças, não só do meu neto como de todas as crianças que estão aqui. Deixo meu neto aqui despreocupado, porque eu sei o cuidado que eles têm aqui com as crianças.

Monielly Evelyn Guedes Carvalho adolescente atendida (14 anos)
Monielly Evelyn Guedes Carvalho
icone funcional

Tenho um irmão que também estuda aqui. Aqui eu aprendo muita coisa! As professoras são muito amorosas com a gente, elas ensinam tudo que a gente tem que aprender. Aqui tem várias oficinas, a meditação pra gente se acalmar, então isso é muito bom. Aqui você é mais amado. Até indico pra vir pra cá, pra aprender aqui também, que aqui é muito bom!

Eduardo Santos da Silva adolescente atendido (16 anos)
Eduardo Santos da Silva
icone funcional

Tá transformando a minha vida e assim dentro do padrão da minha família também, porque minhas atitudes de antigamente não eram tão boas, e agora melhorei bastante durante o período que eu estou aqui.

São muito boas as educadoras daqui, eu gosto bastante delas aqui, e eu guardo no meu coração cada uma delas! Elas tratam a gente com carinho, com respeito, com sinceridade, nos ajudam muito ao aconselhar certos caminhos. Quero dizer que elas podem continuar com o trabalho delas porque tá muito bom, que venha cada vez mais trazer jovens, porque assim mudou a minha vida e eu creio que também vai mudar muito a vida de muitos jovens.

Kawara Christine Araújo de Sousa adolescente atendida (13 anos)
Kawara Christine Araújo de Sousa
icone funcional

Eu gosto de ficar aqui por conta dos meus amigos, que eu vejo bastante, a professora, as educadoras também. E aqui eu aprendi várias coisas também, como ser uma pessoa humilde. Pros meus colegas ensino os valores do Terra Livre: amor, respeito, verdade, confiança, calma e cooperação.

Resultados

340 cestas básicas distribuídas em média por ano
600 atendimentos psicossociais em média por ano
70 horas de atividades em média por ano