programa
Semana da SolidariedadeA Semana da Solidariedade é um programa de educação para voluntários estrangeiros que acontece anualmente no Terra Livre, com o objetivo de sensibilizar e mobilizar estes voluntários munindo-os com informações e ferramentas para que eles possam “pensar globalmente e agir localmente”, em prol de uma sociedade internacional mais justa e igualitária.
O programa tem a duração de 7 dias e oferece ao voluntário estrangeiro a oportunidade de vivenciar a SOLIDARIEDADE no Brasil.
Essa vivência da solidariedade se dá através de um conjunto de palestras temáticas sobre a realidade social brasileira e da participação ativa dos estrangeiros nas ações desenvolvidas pelo Terra Livre.
14
+
anos
idade
08:00 ~ 17:00 (integral)
período
sensibilização e mobilização
objetivo
40 participantes
capacidade máxima
Meditação
com olhos fechados e postura ereta, praticam o relaxamento da mente e a atenção plena por alguns minutos
Oficina da Compaixão
a partir de reflexões sobre a natureza humana e através de dinâmicas de grupo, treinam reconhecer a humanidade que permeia a todos
Oficina do Dia-a-dia
participação em todas as atividades dos programas Educação Infantil e Educação Complementar
Palestra Brasil
palestra de letramento sobre a realidade socioeconômica brasileira
Passeio Turístico
para recarregar as energias nas cachoeiras e conhecer um pouco da exuberante natureza brasileira
Roda de Conversa
contam como foi o dia anterior e quais os sentimentos nesse momento
Visita aos Lares
os voluntários visitam e conhecem os lares de algumas das crianças participantes dos programas
A Semana da Solidariedade é fruto de uma parceria internacional com a escola Dowling Catholic High School de Des Moines, capital do estado de Iowa, Estados Unidos.
Durante o programa, que teve sua 1ª edição em 2005, os voluntários estrangeiros vivenciam todas as atividades da rotina da ONG, que atende a mais de 100 crianças e adolescentes, além de suas famílias, com programas socioeducacionais e humanitários em Aparecida de Goiânia, GO.
A Semana da Solidariedade tem como meta fortalecer a rede internacional de solidariedade. Esse fortalecimento ocorre devido à sensibilização e à mobilização dos voluntários de outros países. Eles recebem da ONG informações e ferramentas para que possam pensar globalmente e agir localmente, trabalhando em prol de uma sociedade internacional mais justa, solidária e igualitária.
Os norte-americanos também assistem a palestras sobre a realidade socioeconômica brasileira, participam de dinâmicas interativas que buscam soluções pacíficas e inclusivas para as questões sociais debatidas e visitam casas das crianças atendidas, conhecendo in loco a situação de vulnerabilidade social em que vivem.
A Semana da Solidariedade foi interrompida em 2020 e 2021 por causa da pandemia de Covid-19, mas voltou em 2022, fortalecendo ainda mais a parceria iniciada em 2005. Em 2023 realizou sua 14ª edição.
Famílias voluntárias de Goiânia acolhem os jovens também voluntários com hospedagem e alimentação numa troca de experiência valiosa que abre caminho para novos intercâmbios culturais. Já os professores voluntários, são hospedados no Castro’s Park Hotel, que há mais de 20 anos é parceiro da ONG Terra Livre e oferece a acomodação gratuitamente, além das salas para a realização das palestras e reuniões durante o programa.
O programa ainda conta como uma equipe de voluntários tradutores brasileiros, que se empenham em facilitar a comunicação entre crianças, familiares, equipe Terra Livre e os estrangeiros.