programa
Educação InfantilÉ um programa de educação complementar que desenvolve trabalho pedagógico com crianças de 4 e 5 anos em período integral e também em meio período.
Visa a proporcionar maior igualdade de oportunidades e de direitos a crianças em situação de vulnerabilidade social, contribuindo para a interrupção dos ciclos de pobreza e violência, e para um desenvolvimento saudável dessas crianças.
4
~ 5
anos
idade
08:00 ~ 17:00 (integral)
período
trabalho pedagógico
objetivo
25 participantes
capacidade máxima
Contação de Histórias
desenvolve sensibilidade, oralidade, socialização e interpretação de textos, além da expressão do que foi compreendido em desenhos e pinturas
Hora de Brincar
oficina de brincadeiras com atividades físicas e lúdicas, desenvolvendo consciência corporal, cooperação em equipe e habilidades motoras
Hora do Banho
desenvolve hábitos de higiene pessoal que influenciam na qualidade de vida, saúde e autocuidado, promovendo consciência corporal
Hora do Soninho
ambiente com temperatura, luminosidade e som para propiciar segurança e relaxamento, contribuindo para o desenvolvimento neuropsicomotor saudável
Meditação
com olhos fechados e postura ereta, praticam o relaxamento da mente e a atenção plena por alguns minutos
Oficina de Musicalização
em círculo, apresenta sons, ritmos, estilos musicais e instrumentos, estimulando expressão artística, sensibilidade auditiva e cultura
Quatro (4) Refeições
depois de lavar as mãos, agradecem ao sol, à chuva, ao vento e à terra pelo alimento, e são servidas pelas educadoras
Roda de Conversa
contam como foi o dia anterior e quais os sentimentos nesse momento
No programa de educação infantil complementar são desenvolvidas atividades que focam no cuidado e proteção dessas crianças, além do aspecto lúdico e educativo, simultaneamente. A proposta é propiciar às crianças experiências enriquecedoras com brinquedos pedagógicos e contato com os diferentes tipos de expressões artísticas (música, teatro, dança, pintura, etc), espaço para o brincar e para a interação com outras crianças.
As atividades têm como princípio a disposição em círculo, entendendo que essa forma de organização simboliza a igualdade, proporcionando a qualquer um que nele esteja uma visão ampla de seus integrantes.
Nesse sentido, as crianças são respeitadas e estimuladas como seres curiosos e ativos por natureza, aptos a apreender de acordo com seu ritmo pessoal e idade. O trabalho desenvolvido visa também estabelecer vínculos afetivos e de troca com adultos e crianças, fortalecendo sua auto-estima, cultivando nas crianças e nos adultos o respeito com as diversidades e desenvolvendo atitudes de ajuda e cooperação.
São oferecidas para as crianças jogos cooperativos, atividades lúdicas, brincadeiras dirigidas com cones, pula-corda, amarelinha, quebra-cabeças, jogo de boliche, basquete no pano e futebol no pano, trabalhando a atenção e cooperação de todas as crianças, para a bola não sair fora do pano.
As crianças têm momentos livres para brincarem do que quiserem, correr, fazer de conta, vestir fantasias, momento em que elas criam suas brincadeiras de forma livre. Utilizam giz branco no chão do pátio, brincam de jogos com materiais reciclados como garrafas pet, botões, e outros. A cooperação é incentivada e não a competição. As crianças também são estimuladas a se adequarem às regras e combinados da brincadeira.
A composição dos grupos observa o equilíbrio por gênero e as características de desenvolvimento. As crianças nunca ficam sozinhas e as educadoras sociais seguem a rotina planejada, avaliam e reelaboram seus planejamentos semanalmente, por equipes, em grupos de estudos e discussões. As atividades acontecem diariamente.