programa

Educação Complementar
programa EDUCAÇÃO COMPLEMENTAR

imagem: Bruno Guerchon

Visão Geral

O programa desenvolve atividades extracurriculares em formato de oficinas socioassistenciais de apoio educacional como instrumento de desenvolvimento humano e estímulo ao protagonismo infanto-juvenil. Atende crianças e adolescentes de 6 a 17 anos no contraturno da escola regular.

Promove o fortalecimento da aprendizagem e de uma cultura de paz, ética, cidadania, democracia e garantia de direitos humanos através de leituras, atividades artísticas e reflexões que são estimuladas por temas trazidos tanto pelas educadoras quanto pelos participantes.

Visa a proporcionar maior igualdade de oportunidades e de direitos a crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social, contribuindo para a interrupção dos ciclos de pobreza e violência.

6

~ 17

anos

idade

08:00 ~ 17:00 (integral)

período

desenvolver talentos

objetivo

85 participantes

capacidade máxima

programa EDUCAÇÃO COMPLEMENTAR imagem: Bruno Guerchon
programa EDUCAÇÃO COMPLEMENTAR imagem: Bruno Guerchon
programa EDUCAÇÃO COMPLEMENTAR imagem: Bruno Guerchon
programa EDUCAÇÃO COMPLEMENTAR imagem: Bruno Guerchon
programa EDUCAÇÃO COMPLEMENTAR imagem: Bruno Guerchon

Principais Atividades

Contação de Histórias

desenvolve sensibilidade, oralidade, socialização e interpretação de textos, além da expressão do que foi compreendido em desenhos e pinturas

Duas (2) Refeições

depois de lavar as mãos, agradecem ao sol, à chuva, ao vento e à terra pelo alimento, e são servidas pelas educadoras

Hora de Brincar

oficina de brincadeiras com atividades físicas e lúdicas, desenvolvendo consciência corporal, cooperação em equipe e habilidades motoras

Meditação

com olhos fechados e postura ereta, praticam o relaxamento da mente e a atenção plena por alguns minutos

Oficina de Inglês

aulas de nível básico são oferecidas e incluem aprendizagem de leitura, escrita, fala e compreensão oral do inglês

icone ilustrativo

Oficina de Musicalização

em círculo, apresenta sons, ritmos, estilos musicais e instrumentos, estimulando expressão artística, sensibilidade auditiva e cultura

Roda de Conversa

contam como foi o dia anterior e quais os sentimentos nesse momento

Refletir para transformar

Nas atividades de educação complementar, os integrantes são participantes ativos e este programa tem a função de permitir às crianças e adolescentes da comunidade atendida o acesso a atividades não contempladas na escola que frequentam. Tais atividades têm foco no resgate da leitura, escrita e do cálculo, já que muito comumente, crianças que já deveriam estar alfabetizadas ainda não sabem ou têm dificuldade em ler, escrever e fazer operações matemáticas básicas.

Essas atividades, aliadas também a práticas esportivas e artísticas, proporcionam aos educandos atendidos o desenvolvimento de seus potenciais e talentos humanos em um período do dia em que ficariam ociosos. O programa oferece um ambiente alegre e confortável, aspectos fundamentais a um crescimento saudável e seguro, minimizando possíveis influências prejudiciais ao desenvolvimento físico, mental, emocional, intelectual e ético desses jovens.

As atividades

As atividades de leitura e escrita estão bastante relacionadas à contação de histórias e a assistir a filmes e documentários, que compõem o “momento de aprender”. Este momento é sempre seguido pelo “momento do fazer”, quando os participantes realizam alguma atividade prática, frequentemente de artes plásticas e desenho, para expressar as suas reflexões provocadas a partir das discussões facilitadas pela educadora. Os temas de discussão são escolhidos tanto pelas educadoras quanto pelas crianças e adolescentes e incluem educação ambiental, povos originários, empoderamento feminino, respeito à diversidade, movimento anti-racismo, dentre outros.

Já as atividades de Jogos Estratégicos são realizadas através do estudo das formas, partindo do sensório até chegar no abstrato. São feitos desenhos e também são usados materiais lúdicos construídos pelas educadoras sociais e pelas crianças e adolescentes. Podem também ser usados jogos como por exemplo Dama, Xadrez, Dominó, Quebra-cabeças, Jogos online, Quiz, dentre outros, os quais não têm objetivo de disputa, mas sim de aprimoramento do raciocínio.

Estudos e pesquisas da realidade cotidiana, são um ótimo instrumento, como por exemplo a pesquisa de quantas pessoas moram naquele bairro ou município, as faixas etárias, as porcentagens de acordo com as suas atividades e a análise de gráficos.

Mesmo com as crianças menores são trabalhadas atividades simples, como as aulas de culinária, que proporcionam o fazer de receitas, o conhecimento de cada ingrediente, o cálculo envolvido, as unidades de medida. Colocando a mão na massa, todos participam! A experimentação é muito importante para o desenvolvimento das crianças.

A composição dos grupos observa o equilíbrio por gênero e as características de desenvolvimento. As crianças e adolescentes nunca ficam sozinhos e as educadoras sociais seguem a rotina planejada, avaliam e reelaboram seus planejamentos semanalmente, por equipes, em grupos de estudos e discussões. As oficinas acontecem 2 ou 3x por semana.

José Fernandes de Oliveira avô de João Miguel (família atendida)
José Fernandes de Oliveira
icone funcional

O Terra Livre é uma instituição onde as crianças aprendem! As educadoras são maravilhosas, todas elas, cuidam muito bem das crianças, não só do meu neto como de todas as crianças que estão aqui. Deixo meu neto aqui despreocupado, porque eu sei o cuidado que eles têm aqui com as crianças.

Monielly Evelyn Guedes Carvalho adolescente atendida (14 anos)
Monielly Evelyn Guedes Carvalho
icone funcional

Tenho um irmão que também estuda aqui. Aqui eu aprendo muita coisa! As professoras são muito amorosas com a gente, elas ensinam tudo que a gente tem que aprender. Aqui tem várias oficinas, a meditação pra gente se acalmar, então isso é muito bom. Aqui você é mais amado. Até indico pra vir pra cá, pra aprender aqui também, que aqui é muito bom!

Eduardo Santos da Silva adolescente atendido (16 anos)
Eduardo Santos da Silva
icone funcional

Tá transformando a minha vida e assim dentro do padrão da minha família também, porque minhas atitudes de antigamente não eram tão boas, e agora melhorei bastante durante o período que eu estou aqui.

São muito boas as educadoras daqui, eu gosto bastante delas aqui, e eu guardo no meu coração cada uma delas! Elas tratam a gente com carinho, com respeito, com sinceridade, nos ajudam muito ao aconselhar certos caminhos. Quero dizer que elas podem continuar com o trabalho delas porque tá muito bom, que venha cada vez mais trazer jovens, porque assim mudou a minha vida e eu creio que também vai mudar muito a vida de muitos jovens.

Kawara Christine Araújo de Sousa adolescente atendida (13 anos)
Kawara Christine Araújo de Sousa
icone funcional

Eu gosto de ficar aqui por conta dos meus amigos, que eu vejo bastante, a professora, as educadoras também. E aqui eu aprendi várias coisas também, como ser uma pessoa humilde. Pros meus colegas ensino os valores do Terra Livre: amor, respeito, verdade, confiança, calma e cooperação.