programa
Educação ComplementarO programa desenvolve atividades extracurriculares em formato de oficinas socioassistenciais de apoio educacional como instrumento de desenvolvimento humano e estímulo ao protagonismo infanto-juvenil. Atende crianças e adolescentes de 6 a 17 anos no contraturno da escola regular.
Promove o fortalecimento da aprendizagem e de uma cultura de paz, ética, cidadania, democracia e garantia de direitos humanos através de leituras, atividades artísticas e reflexões que são estimuladas por temas trazidos tanto pelas educadoras quanto pelos participantes.
Visa a proporcionar maior igualdade de oportunidades e de direitos a crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social, contribuindo para a interrupção dos ciclos de pobreza e violência.
6
~ 17
anos
idade
08:00 ~ 17:00 (integral)
período
desenvolver talentos
objetivo
85 participantes
capacidade máxima
Contação de Histórias
desenvolve sensibilidade, oralidade, socialização e interpretação de textos, além da expressão do que foi compreendido em desenhos e pinturas
Duas (2) Refeições
depois de lavar as mãos, agradecem ao sol, à chuva, ao vento e à terra pelo alimento, e são servidas pelas educadoras
Hora de Brincar
oficina de brincadeiras com atividades físicas e lúdicas, desenvolvendo consciência corporal, cooperação em equipe e habilidades motoras
Meditação
com olhos fechados e postura ereta, praticam o relaxamento da mente e a atenção plena por alguns minutos
Oficina de Inglês
aulas de nível básico são oferecidas e incluem aprendizagem de leitura, escrita, fala e compreensão oral do inglês
Oficina de Musicalização
em círculo, apresenta sons, ritmos, estilos musicais e instrumentos, estimulando expressão artística, sensibilidade auditiva e cultura
Roda de Conversa
contam como foi o dia anterior e quais os sentimentos nesse momento
Nas atividades de educação complementar, os integrantes são participantes ativos e este programa tem a função de permitir às crianças e adolescentes da comunidade atendida o acesso a atividades não contempladas na escola que frequentam. Tais atividades têm foco no resgate da leitura, escrita e do cálculo, já que muito comumente, crianças que já deveriam estar alfabetizadas ainda não sabem ou têm dificuldade em ler, escrever e fazer operações matemáticas básicas.
Essas atividades, aliadas também a práticas esportivas e artísticas, proporcionam aos educandos atendidos o desenvolvimento de seus potenciais e talentos humanos em um período do dia em que ficariam ociosos. O programa oferece um ambiente alegre e confortável, aspectos fundamentais a um crescimento saudável e seguro, minimizando possíveis influências prejudiciais ao desenvolvimento físico, mental, emocional, intelectual e ético desses jovens.
As atividades de leitura e escrita estão bastante relacionadas à contação de histórias e a assistir a filmes e documentários, que compõem o “momento de aprender”. Este momento é sempre seguido pelo “momento do fazer”, quando os participantes realizam alguma atividade prática, frequentemente de artes plásticas e desenho, para expressar as suas reflexões provocadas a partir das discussões facilitadas pela educadora. Os temas de discussão são escolhidos tanto pelas educadoras quanto pelas crianças e adolescentes e incluem educação ambiental, povos originários, empoderamento feminino, respeito à diversidade, movimento anti-racismo, dentre outros.
Já as atividades de Jogos Estratégicos são realizadas através do estudo das formas, partindo do sensório até chegar no abstrato. São feitos desenhos e também são usados materiais lúdicos construídos pelas educadoras sociais e pelas crianças e adolescentes. Podem também ser usados jogos como por exemplo Dama, Xadrez, Dominó, Quebra-cabeças, Jogos online, Quiz, dentre outros, os quais não têm objetivo de disputa, mas sim de aprimoramento do raciocínio.
Estudos e pesquisas da realidade cotidiana, são um ótimo instrumento, como por exemplo a pesquisa de quantas pessoas moram naquele bairro ou município, as faixas etárias, as porcentagens de acordo com as suas atividades e a análise de gráficos.
Mesmo com as crianças menores são trabalhadas atividades simples, como as aulas de culinária, que proporcionam o fazer de receitas, o conhecimento de cada ingrediente, o cálculo envolvido, as unidades de medida. Colocando a mão na massa, todos participam! A experimentação é muito importante para o desenvolvimento das crianças.
A composição dos grupos observa o equilíbrio por gênero e as características de desenvolvimento. As crianças e adolescentes nunca ficam sozinhos e as educadoras sociais seguem a rotina planejada, avaliam e reelaboram seus planejamentos semanalmente, por equipes, em grupos de estudos e discussões. As oficinas acontecem 2 ou 3x por semana.